Inicial

1ª CAMINHADA ECOLÓGICA REGIONAL

         Dando sequência à programação da 9ª Semana do Meio Ambiente de Ibiraci, a PROBRIG realizou com o apoio da Sala Verde, da Prefeitura Municipal, a Caminhada prevista como ação regional entre as cidades da AMEG e do Circuito Turístico Nascentes das Gerais.
A caminhada foi realizada com os alunos do 9º Ano A13 da EEI com a coordenação do Prof. Walmir Rodrigues Cintra, no dia 01 de junho.

O local escolhido foi uma região da APP (Área de Preservação Permanente) do rio Canoas, que define a divisa entre os municípios de Ibiraci e Franca (consequentemente entre Minas Gerais e São Paulo). Por ser uma bacia federal, as ações no rio Canoas foram desenvolvidas simultaneamente pelas Promotorias de Meio Ambiente de Ibiraci e Franca, junto aos proprietários da área e os TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) celebrados definiram um isolamento de 30 metros em cada margem do curso d’água. O isolamento já foi realizado em mais de 90% da extensão do rio e agora, num segundo momento, estão sendo feitas avaliações para incrementar a revegetação em certos pontos mais críticos, onde a recomposição natural, por chuva de sementes, está se mostrando menos eficiente.

O monitor do evento, José Limonti Junior, apresentou aos participantes, através de mapas, a localização e a previsão de recomposição do que se tornará um dos corredores ecológicos mais importantes na nossa região. A participação e o interesse dos alunos (quase todos moradores da zona rural do nosso município) garantiram o sucesso do evento.
A PROBRIG agradece aos participantes e apoiadores do evento e cumprimenta a AMEG e ao Circuito Turístico Nascentes das Gerais pela iniciativa de uma ação comum em toda a região. Que seja a primeira de muitas.


 

 

 

 

 

 

 

 

Participantes da 1ª Caminhada Ecológica Regional, com camisetas oferecidas pela ECOPLANS.

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL