Inicial

9ª Semana do Meio Ambiente de Ibiraci
Programação e Abertur
a

 

 

         A 9ª Semana do Meio Ambiente de Ibiraci, coordenada pela PROBRIG e Sala Verde, teve início no dia 29 de maio com a abertura da exposição “Ibiraci – Cartografia Século XXI”, na Sala Maria Amélia de Vassimon.

Trata-se de uma exposição com 16 cartas temáticas sobre o município de Ibiraci nas áreas de geologia, pedologia, topografia, clima, remanescentes florestais, hidrografia, malha viária, flora, turismo, patrimônio cultural, toponímia e projeto “Mestre Athaide”. Os levantamentos foram realizados pela PROBRIG e pela ECOPLANS, com o apoio da Prefeitura Municipal, através do convênio “Ações Culturais e Ambientais” e constitui um acervo de informações capaz de subsidiar as demandas da Educação, da Administração Pública Municipal, de projetos empresariais da iniciativa privada, projetos institucionais e da formação pessoal de cada cidadão ibiraciense. São informações que em conjunto, permitem uma visão atualizada das potencialidades do nosso município e da capacidade de desenvolvimento em áreas ainda pouco exploradas, como o turismo por exemplo. As APPs (Áreas de Preservação Permanente), através do mapeamento, identificam pontos de vulnerabilidade que precisam ser solucionados com urgência, em parceria com os proprietários e responsáveis.

Os levantamentos geológicos, hidrográficos e climáticos, dão uma visão clara da geomorfologia do município, até mesmo para os leigos. Enfim, um trabalho com muitas possibilidades de aproveitamento e desdobramento em estudos e projetos. Todos os diretores e representantes das escolas municipais receberam uma cópia digital do acervo para serem utilizados por seus professores para que as informações sejam compartilhadas com todos os alunos do município. Também receberam cópias, o Presidente da Câmara Municipal, a Diretora do DECET e a Secretária de Educação de Delfinópolis, Profa. Lindalva Maria de Moraes Bueno, que juntamente com a Profa. Tânia de Medeiros e com o Coordenador Cultural Édson das Neves, estiveram presentes no evento.

O Dr. Célio Bertelli falou sobre os procedimentos técnicos observados na produção do material e sobre suas peculiaridades. Falaram também o Vereador Nilo Oliveira Costa (representando o Prefeito Ismael Silva Cândido no evento) e o Prof. Walmir Rodrigues Cintra (Sala Verde).


    

  

 

 

 
 

 

 
Autoridades e Diretoras de Escolas Municipais, recebendo o acervo digital.

 
Representantes da Escola Estadual de Ibiraci e do Grupo Estadual Antonio Carlos, recebendo cópia do acervo.

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL