Inicial

VI SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

 

A PROBRIG participou da VI Semana Nacional de Museus, apresentando no dia 20 de maio um trabalho sobre as pesquisas que vem sendo realizadas sobre os Marcos da Linha Luiz Diogo em nosso município. A palestra marcou o encerramento de uma semana de grandes apresentações realizadas no Museu Municipal de Franca “José Chiachiri”.

A colocação do tema aos estudiosos da História regional era passo imprescindível para o processo de tombamento dos marcos que deve ser procedido pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ibiraci durante o ano de 2011. A documentação foi apresentada por José Limonti Junior, que apoiado numa sequência de textos, documentos, mapas e fotografias, reconstruiu para os presentes, um resumo histórico dos últimos 300 anos da nossa região e da implantação dos marcos em 1804, como de sua identificação, no ano passado, em pesquisa de campo realizada pela PROBRIG.

Os documentos apresentados mostram o início do percurso histórico de Hipólito Antonio Pinheiro, morador do Ribeirão do Ouro, Bairro do Aterrado (Ibiraci), que a partir daí, recebe o posto de Capitão da Companhia de Ordenanças do Sertão da Estrada de Goyaz, no ano seguinte (1805) funda a Freguezia da Franca e torna-se vulto histórico proeminente na região.

Confira a apresentação em arquivo Word e imagens do evento. (Click para abrir)

Agradecemos à Diretora do Museu Histórico Municipal, Maria Margarida Borges Pansani, às autoridades que dirigem a Cultura francana, à Associação Paulo Duarte e a todos os presentes ao encontro do dia 20 de maio.


 

 



Estiveram presentes à apresentação, membros do Conselho do Patrimônio Cultural de Ibiraci ( Vandeir Lionar da Silva, Ricardo Carrijo de Vilhena, Maria Madalena Oliveira Mendonça e José Limonti Junior), o Presidente da Câmara Municipal de Ibiraci, Ver. Nilo de Oliveira Costa e vários membros da PROBRIG e cidadãos de Ibiraci. O público francano era basicamente composto por professores e alunos dos cursos de História das faculdades de Franca.
MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL