Inicial

“ARQUIVOS E MEMÓRIA”
Capacitação para os conselheiros da região

 

         A PROBRIG organizou, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ibiraci e da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) uma palestra-curso destinada a capacitar aos membros dos Conselhos do Patrimônio Cultural da nossa região numa área de extremo interesse para todos nós, a importância dos arquivos públicos municipais.

Para ministrar a palestra foi convidada a Profa. Graziela Alves Corrêa, Diretora do Arquivo Público Municipal de Franca “Hipólito Antonio Pinheiro” e Presidente do CONDEPHAT (Conselho do Patrimônio) daquela cidade paulista.  O encontro teve início na sede da PROBRIG, onde os participantes se reuniram para um café da manhã antes de se encaminharem ao CATI (Centro de Apoio à Terceira Idade), cedido pela Diretora do DESAS, sra. Solange Ferreira. Representantes de doze cidades ( Ibiraci, Passos, Delfinópolis, Carmo do Rio Claro, Cássia, São Tomaz de Aquino, São José da Barra, Fortaleza de Minas, Itaú de Minas, Pratápolis, São João Batista do Glória e Guapé) participaram do curso que tratou dos aspectos legais, técnicos e sociais da implantação de um Arquivo Público Municipal, como também passou informações importantes sobre catalogação, organização, manutenção e comunicação de acervos junto à comunidade em que está inserido. A Profa. Graziela, além de sua extensa qualificação profissional na área, tem uma experiência pessoal de quase 20 anos no Arquivo de Franca, uma das referências da região.

O interesse dos participantes ficou evidenciado através dos questionamentos levantados e da participação integral de todos. Ficou bastante claro que a Câmara Técnica da Cultura, instalada na AMEG neste ano de 2011 terá um importante papel para conscientizar nossas comunidades da necessidade e urgência de se lidar com o assunto em cada uma de nossas cidades. A contribuição da Profa. Graziela foi ímpar, além do que, ela se prontificou a abrir as portas do Arquivo que dirige para nossos representantes culturais em todos os cursos e oficinas que realiza durante o ano. Importante lembrar também, que a certificação recebida por todos atesta o interesse dos nossos Conselhos em capacitar seus membros para uma gestão de maior qualidade do nosso Patrimônio.

Agradecimentos à Secretária Executiva da AMEG, Nidia Rezende Carvalho, ao Prefeito Municipal de Ibiraci, Ismael Silva Cândido, à palestrante, Profa. Graziela Alves Corrêa, a todos que colaboraram para a realização do evento e especialmente aos participantes. 


Participantes da palestra-curso

 
Professora Graziela Alves Corrêa

 


José Limonti Junior, Graziela Alves Corrêa, Clarice de Pádua Reis Barros e Nídia Rezende Carvalho.

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL