Inicial

CONSCIÊNCIA NEGRA

No dia 21 de novembro a PROBRIG recebeu na sua sede, o Reinado da Comunidade Negra e vários de seus integrantes para um encontro de reflexão sobre a data de 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. Na presença do Rei Congo, Honório, da Rainha Conga, Luci, do Rei Perpétuo, José Narciso e da Rainha Perpétua, Laura Catarina e demais presentes, foi lembrado a todos que no Censo do Império em 1832, o Aterrado (antigo nome de Ibiraci) tinha 1.123 moradores, sendo 797 “livres” e 326 “cativos” e se considerarmos que entre os “livres”, muitos com certeza já eram negros alforriados ou pardos, a porcentagem de afrodescendentes na população aterradense já era bastante alta. Os dados do último censo do IBGE, de 2010, apresentam uma população total em Ibiraci, de 12.176 habitantes, sendo 7.515 brancos, 788 pretos, 3.804 pardos e 69 outros; da mesma forma percebe-se a grande participação negra na formação da nossa comunidade nos dias de hoje.

Se numericamente a Comunidade é relevante em nosso município, culturalmente ela é bastante reconhecida também na região, sendo que no dia 20 de novembro, o jornal Comércio da Franca estampou matéria de capa produzida em nossa cidade, tendo a cultura negra de Ibiraci como foco.

O coral da PROBRIG homenageou aos membros da Comunidade presentes, apresentando duas músicas sob a regência do Prof. Hebert Pampanini França e o Prof. Adriano Silva apresentou também dois números musicais com alunos da oficina de violão, do Convênio Ações Culturais 2011 (Prefeitura Municipal-PROBRIG).
Em seguida foi servido um café a todos e houve uma confraternização geral entre os presentes
.


Meirim Luciano, Rei Congo Honório, Rainha Conga Luci, Rei Perpétuo José Narciso e Rainha Perpétua Laura Catarina.

 

REPORTAGEM DO JORNAL COMÉRCIO DA FRANCA
20 DE NOVEMBRO DE 2011

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL