Inicial

 

CRIANÇAS DO ATERRADO
Ibiraci na 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

         No dia 26 de setembro, foi aberta à visitação, a exposição “Crianças do Aterrado”, na sala Maria Amélia de Vassimon em Ibiraci. Trata-se de uma mostra que reúne 50 reproduções de fotos antigas (final do século XIX, até as primeiras décadas do século XX) retratando as crianças de Dores do Aterrado (antigo nome de Ibiraci). As imagens foram extraídas do acervo de fotos da PROBRIG, que tem, nestes últimos anos, digitalizado grande parte dos acervos fotográficos familiares de nossa cidade.

As crianças nos mostram em suas expressões, trajes, poses e brinquedos, um universo de informações, expectativas e emoções. A curadoria optou pela não identificação das crianças para que elas possam ser observadas exatamente pelo que são: crianças. Pequenos seres que aqui começaram suas vidas, alguns há mais de cem anos (algumas fotos são de 1.880). O convite curatorial é exatamente para que se observe as fotos não pelo seu lado técnico apenas, mas também pelo seu valor histórico e emocional. A ação educativa da mostra, prevê para a visitação de alunos do ensino fundamental, a discussão sobre as brincadeiras, músicas e guloseimas (serão servidas quitandas, a partir de receitas compiladas de antigos cadernos familiares) daquela época.
 
A mostra é a ação inscrita pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ibiraci na 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, cujo tema deste ano “Quando minha história conta a história de todos”, pode ser amplamente discutido e refletido pelas imagens das crianças do Aterrado, que com suas expressões infantis, nos remetem à nossa própria infância e à dos nossos entes queridos.  
  
Na abertura da exposição estiveram presentes membros da Diretoria da PROBRIG, do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, o Prefeito Municipal, Dr. Ismael Silva Cândido, professores e alunos do Colégio Estadual de Ibiraci.



Banner de divulgação da mostra

 

 

 

 

 
Prefeito Ismael fazendo a abertura da exposição

  

 


Ruy de Lima declamando poesia às crianças.

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL