Inicial

DIA DA ÁRVORE 2011

         Para celebrar o Dia da Árvore deste ano, a PROBRIG executou uma ação baseada na técnica de plantio criada no Japão que se espalhou pelo mundo (mais de 20 países a utilizam como estratégia de reflorestamento). Trata-se das bolas de semente (seed balls) inventadas por Masanobu Fukuoka, agrônomo japonês que na década de 40 inventou esta técnica que alguns consideram uma brincadeira divertida e outros uma forma de guerrilha verde, extremamente eficiente. Trata-se de criar bolas, de cerca de 2 cm de diâmetro, com uma mistura de argila, adubo orgânico e sementes e, depois, jogar na área a ser recuperada. Em contato com a água da chuva, as bolas se desmancham, as sementes germinam e se desenvolvem. Ganhador do Prêmio Magsasay, tipo de Nobel da Paz do Extremo Oriente, Masanobu Fukuoka utilizou o método para florestar zonas desérticas na Tailândia, nas Filipinas, na Índia e em alguns países africanos. Hoje, também a Inglaterra, Portugal e outros países europeus utilizam-se da técnica para recuperar áreas devastadas.


Em parceria com a Prefeitura Municipal, através do DAMA (Sala Verde) e do DECET (Direção e alunos da Escola Municipal Vereador José Vilhena), a PROBRIG realizou a primeira ação no dia 21 de setembro, quando as crianças foram orientadas a confeccionar as bolas dentro da técnica correta, inserindo nas mesmas, sementes de plantas nativas da nossa região com o cuidado de que entre elas estivessem as de crescimento rápido, as arbustivas e as árvores de grande porte (pioneiras, intermediárias e climax) respeitando os processos naturais de evolução das nossas matas.
Os alunos da E. M. Vereador José Vilhena foram escolhidos por apresentar um perfil importante na estratégia da Educação Ambiental: grande porcentagem deles reside na zona rural do nosso município e serão disseminadores naturais das idéias desenvolvidas no projeto.


No dia 27 foi complementada a ação com a ida a campo para a dispersão das bolas preparadas. A área escolhida, foi a bacia do Rio Canoas, onde em toda a sua extensão, dentro do município de Ibiraci, já existe o isolamento da Área de Preservação Permanente (30 metros) para proteção do curso d’água e em alguns pontos o processo de indução é necessário para agilizar a recuperação da área degradada. Sob a orientação do Prof. Dr. Célio Bertelli, as crianças receberam todas as informações sobre a importância de preservação das matas ciliares nos cursos d’água do nosso município.


 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos aos Diretores dos Departamentos da Prefeitura Municipal envolvidos na ação (DAMA e DECET), ao Pres. do CODEMA, Renê Narciso Filho e especialmente às professoras Kátia, Carla, Simone, Nilva de Fátima, Anália, Liamar e a todos os alunos que participaram do evento.

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL