Inicial

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2010 TEM ALERTA CONTRA A EXTINÇÃO DO JAÚ

 

wwd10logofinalvertical_PR [Converted]      jau foto

          A PROBRIG produziu para celebrar o Dia Mundial da Água de 2010, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ibiraci, um vídeo de 23 minutos sobre a pesca no rio Grande, em nossa região, antes da década de 50 e após a construção das grandes hidrelétricas a partir daí.

taveira01

(Depoimento do sr. José Marcos Taveira, sobre o fim da piracema no rio Grande na década de 50 com a construção da barragem de Peixoto)
Com depoimentos, imagens e orientações da Polícia Ambiental, o documentário dá uma visão dos impactos ambientais irreparáveis impostos ao antigo rio Jeticahy, hoje Grande.

piracema 2


Construção de barramentos sem escadas, introdução de espécies exóticas na bacia (tilápia, tucunaré, etc), urbanização acelerada em áreas de APP, lançamento do esgoto da totalidade das cidades do entorno dos lagos, investimentos em fazendas de tanques rede para criação intensiva de pescado (num rio que já está com baixa oxigenação em suas águas, excesso de algas, infestação de moluscos, etc), pesca predatória por falta de fiscalização suficiente ( a Polícia Ambiental conta com baixo efetivo para exercer a vigilância em 5 municípios: Ibiraci, Cássia, Claraval, Delfinópolis e Capetinga); enfim, não há o que comemorar, apenas esperar que ações conjuntas entre autoridades, instituições e cidadãos possam ser eficientes o bastante para minimizar os efeitos da falta de planejamento das ações implementadas na Bacia ao longo das últimas décadas, na verdade o rio Grande não foi apenas domado pelo homem, mas violentado.


jau1


Com tudo isto, o Jaú, maior peixe do nosso rio está com proteção legal imposta pelo COPAM, incluído entre as espécies em risco de extinção e com a pesca proibida por lei. 

Apostando na Educação Ambiental, a PROBRIG e a Sala Verde apresentaram o vídeo para quase dois mil alunos da rede municipal de ensino, também em apresentações especiais para os cidadãos em geral e está disponível para locação (gratuita) em locadoras da cidade. Em breve estará disponível no nosso canal:    http://www.youtube.com/user/CANALPROBRIG

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL