Inicial

VÍDEO E FOLDER DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2012

         A PROBRIG produziu o vídeo-documentário “MINAS NOSSAS” para sugerir uma reflexão, nas comemorações do Dia Mundial da Água, sobre a situação das nascentes de água em nosso município.
A partir de um levantamento produzido pela empresa ECOPLANS, foi confeccionado um mapa municipal com 800 nascentes georreferenciadas e trabalhar pela proteção e recuperação das mesmas, talvez seja a melhor contribuição de Ibiraci ao tema proposto neste ano de 2012 para o Dia Mundial da Água : “Água e Segurança Alimentar” .  O vídeo, durante 25 minutos, apresenta as tabelas de consumo de água para a produção de alimentos; duas nascentes já protegidas pelo programa da PROBRIG, o “Minas Nossas”; uma nascente em risco e sem proteção do isolamento; a nascente símbolo de Ibiraci, ou seja, a da Gruta da Piçarra; a fala do Prefeito Municipal e imagens da ação executada pela PROBRIG, com o apoio da Sala Verde, no dia 22 de março

.
O trabalho vem para consolidar esta ação anual, de Educação Ambiental, desempenhada pela PROBRIG e seus parceiros. No ano de 2008 foi feito um documentário sobre o Ribeirão do Ouro, em 2009 foi sobre as cachoeiras do município, em 2010, sobre risco de extinção do maior peixe dos nossos rios, o jaú, em 2011, sobre a criação de peixes em tanques rede, uma alternativa no caminho da sustentabilidade em nossos lagos e em 2012 o “Minas Nossas” vem falar sobre a preocupação na proteção de nossas nascentes. Todo o trabalho de produção e edição de imagens foi produzido pela equipe da PROBRIG: Célio Bertelli, José Limonti Junior, André Vieira Gomes, Bruna Limonti e contou com o apoio do Prof. Walmir Rodrigues Cintra e de Renê Narciso Filho, da Sala Verde.   
O vídeo está sendo apresentado em todas as salas de aulas, do município e pode ser aqui
(parte 1 / parte 2)

 

FOLDER  DO “DIA MUNDIAL DA ÁGUA”

         A PROBRIG, produziu, com o patrocínio da empresa de assessoria ambiental ECOPLANS do Brasil, um folder para comemorar o Dia Mundial da Água, acompanhando o tema do vídeo-documentário produzido para a mesma data, “MINAS NOSSAS”. A distribuição do folder será gratuita e reforçará o contato com a comunidade com o objetivo de propor uma mobilização entre todos os agentes sociais ( proprietários rurais, autoridades, Terceiro Setor, empresários e cidadãos em geral) no sentido de que sejam priorizadas ações de defesa das nossas nascentes e cursos d’água.

 

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL