Inicial

FESTA ANUAL DAS ÁRVORES

         A Festa Anual das Árvores, comemoração que substitui o Dia das Árvores, conforme o Decreto Federal no 55.795, de 24 de fevereiro de 1965 e que na nossa região sudeste inicia-se no dia 21 de setembro, por coincidir com a entrada da Primavera, teve início em Ibiraci com ações de Educação Ambiental e de Educação Patrimonial junto aos alunos da rede pública de ensino.

Na parte Patrimonial está sendo divulgada nas escolas, a letra do Hino Oficial de Ibiraci, recém escolhido, com letra de José Roberto de Souza e música de Lisiane Bassi Sinelli e que tem como tema “À árvore-mãe : Ibiracy”. Na parte Ambiental estão sendo produzidas as bolas de sementes, nas escolas, projeto do agrônomo japonês Masanobu Fukuoka que propõe em sua essência uma adaptação à dispersão natural das sementes que antes era feita pelos animais silvestres, hoje quase extintos em nossa região. Na dispersão das “seed balls” produzidas, contamos com o apoio do Sargento Martins e do Cabo Rubens, da Polícia Militar Ambiental, de René Narciso Filho do CODEMA , da Prefeitura Municipal e a participação dos alunos. A área escolhida foi a bacia do rio Canoas por ser um local onde o isolamento das matas ciliares já foi refeito, sendo que em alguns pontos a regeneração necessita de ações de indução. Como os alunos da EEI, convidados pelo prof. Walmir Rodrigues Cintra e pela profa. Graziela Maria de Andrade Silva têm relação direta com a zona rural do nosso município (cerca de 80% deles residem em sítios e fazendas), a comunicação foi fácil, participativa e produtiva.

As ações poderão ser replicadas em outras escolas dependendo do interesse dos seus Diretores e professores.


    

 

 
Imagens da produção das “seed balls” no Laboratório da EEI

 

 

 

 

 

 

 
Os alunos assistiram palestra sobre a importância da preservação das matas ciliares e em seguida espalharam as “seed balls” na APP do rio Canoas.

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL