Inicial

FOLIA DE REIS NA PROBRIG

         No dia 06 de janeiro, a Companhia dos “Santos Reis”, tradicional terno de folia de reis de Ibiraci, visitou a sede da PROBRIG para reverenciar no presépio, as figuras dos reis magos no seu dia, data que encerra o ciclo de comemorações do Natal. A tradição da folia de reis tem origem na península ibérica (Portugal e Espanha) e segundo pesquisas foi trazida para o Brasil ainda no século XVI pelos jesuítas como instrumento na catequização de índios e escravos.

Evidentemente algumas tradições originais foram sendo modificadas dentro dos grupos com o passar do tempo e hoje as Companhias têm características mais ou menos específicas em cada região. Tendo como objetivo principal visitar os presépios, reverenciar a Sagrada Família e celebrar a chegada dos Reis Magos, os ternos tornaram-se com o tempo grupos independentes da Igreja que hoje os considera apenas como manifestações folclóricas profano-cristãs, daí surgirem algumas resistências como a permissão para visitar os presépios nas igrejas, em algumas paróquias. Alguns detalhes evidentes que hoje diferenciam aos grupos originais: a inclusão de mulheres entre os foliões (antigamente só aos homens era permitido participar dos festejos), a inclusão de instrumentos modernos entre os músicos (acordeón,  pandeiro, viola, etc), a inclusão da figura do palhaço (elemento fantasiado que dança e faz brincadeiras, segundo os mais antigos, para distrair os soldados romanos para que não seguissem os Reis Magos e assim não encontrassem o Menino Jesus) e principalmente (talvez o que mais incomode à Igreja, que primeiramente trouxe a tradição até nós) a bandeira com seu caráter místico e milagroso que em muitas localidades é quase que recoberta por votos de fiéis que fazem promessas aos Reis Magos e em agradecimento, nela colam fotografias, objetos pessoais, bilhetes, etc.


A PROBRIG está produzindo um trabalho de pesquisa junto aos foliões de Ibiraci e disponibilizará o resultado no site dentro de alguns meses, trata-se de gravações em vídeo com os foliões mais antigos, pesquisas em documentos e fotografias, redescobrindo o histórico da tradição em nosso município. O Capitão Lázaro Emerenciano e o seu companheiro Sr. Osório, estão comemorando 50 anos de atividade na Companhia “Santos Reis” e ela sucedeu a outras que existiram em Ibiraci desde os tempos de Dores do Aterrado, saindo para as fazendas na época do Natal e percorrendo as casas com suas cantorias e devoções
.


 


Presépio da PROBRIG visitado pela Folia de Reis
 

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL