Inicial

FURNA DOS TAVEIRAS, UMA HISTÓRIA ANTIGA...

         A PROBRIG, através de José Limonti Junior está completando o trabalho de pesquisa sobre a história de uma das regiões mais tradicionais do nosso município, a Furna dos Taveiras.

Já na primeira metade do século XVIII, os Taveiras chegam à nossa região instalando-se no vale do rio Canoas e dão início às tradicionais relações familiares que nos chegam até os dias de hoje, como os Alves-Taveira, Peixoto-Taveira, Cintra-Taveira, etc. Memórias familiares nos contam dos engenhos, dos escravos, dos carros de boi, das festas e tradições portuguesas preservadas pela família.

O Projeto Mestre Athaide, que se propõe a recuperar o histórico de Ibiraci através das capelas do município, se prepara para, através da Capela de São Sebastião, da Furna dos Taveiras, resgatar a trajetória de uma família e sua descendência em nossa região. Através de entrevistas e pesquisas documentais, chega até nós os costumes e tradições do antigo Aterrado.

Nas memórias do sr. Cecílio Peixoto Taveira e sua esposa, reencontramos a origem da devoção a “São Sebastião Mártir” celebrada há mais de 80 anos às margens do velho Canoas.



Sr. Cecílio Peixoto Taveira e esposa

Capela de São Sebastião

 Entrevista

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL