Inicial

IBIRACI FARÁ O PRIMEIRO REGISTRO PATRIMONIAL DE UM BEM IMATERIAL : O REINADO DA COMUNIDADE NEGRA LOCAL

 
         A oscip PROBRIG (Protetores da Bacia do Rio Grande) e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ibiraci, assessorados por Raul Amaro de Oliveira Lanari, historiador e por Marcos da Costa Martins, antropólogo da Estilo Nacional, estão desenvolvendo o registro documental para elaborar o dossiê de registro do primeiro Bem Imaterial de Ibiraci, a escolha recaiu sobre o Reinado da Comunidade Negra, composto por cinco figuras: o Rei Congo, a Rainha Conga, o Rei Perpétuo, a Rainha Perpétua e o Capitão do Terno de Moçambique “Manhoso”.

 Estes cinco cargos, que representam o reinado da comunidade têm uma característica especial: todos foram transmitidos hereditariamente desde as senzalas do antigo Aterrado (nome original de Ibiraci) até os dias de hoje, configurando com isto um Bem da memória local de valor único que merece e necessita do reconhecimento formal e da proteção legal que resultarão do seu Registro.

 A equipe de especialistas (pesquisadores, historiadores e antropólogo) está trabalhando durante esta semana para aproveitar as cerimônias e rituais celebrados pela Comunidade Negra na comemoração do dia 13 de Maio.

A programação consta de uma procissão que sairá às 19:00 hs da porta da Matriz de Ibiraci rumo à Capela de N.Sa.do Rosário, onde será celebrada uma missa e em seguida haverá o hasteamento das bandeiras do Reinado e a apresentação das danças rituais pelo Moçambique e pelos ternos de Congo da cidade.

Todos os movimentos serão registrados pelos pesquisadores e depois transformados em documentação que embasará o registro do Reinado. No dia 30 de maio (domingo) haverá o encerramento do ciclo festivo chamado tradicionalmente em Ibiraci de “Festa de Maio”, com a apresentação de vários ternos e grupos de moçambique e congo de toda a região, apresentação na festa do Rosário (realizada no Barracão de festas da Capela do Rosário) e o arriamento das bandeiras que serão guardadas pelas rainhas-guardiãs até o próximo evento. Todo o trabalho conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ibiraci e da Promotoria de Justiça da Comarca de Ibiraci, como também com o apoio e participação especial da Paróquia de Nossa Senhora das Dores através de seu pároco, Pe.Norival Sardinha Filho.

    

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL