Inicial

IBIRACI TERÁ SEU HINO OFICIAL

         O Prefeito de Ibiraci, Ismael Silva Cândido, através do Decreto Municipal no 3.343 de 01 de abril de 2011, instituiu uma Comissão para organizar o Edital do Concurso para escolher o Hino Oficial de Ibiraci. A PROBRIG está representada nesta Comissão através de dois de seus membros, o prof. de música Hebert Pampanini França e do pesquisador e artista plástico José Limonti Junior, a presidência é ocupada pelo Prefeito Municipal e conta ainda com a Diretora do DECET, profa. Kátia Xavier da Silva Rigo e do Presidente da Câmara Municipal, vereador Nilo Oliveira Costa.

Através de duas reuniões, foi elaborado o Edital com as normas que regerão o Concurso para a escolha do Hino de Ibiraci e estará disponível no site www.ibiraci.mg.gov.br .
A escolha de um Hino Oficial completará o acervo dos símbolos municipais (Brasão e Bandeira) pelos quais o município é reconhecido e representado. Um hino, dentre os símbolos oficiais, é o que traz mais informações históricas, geográficas e sociais da comunidade que representa, pois além da música tem em sua letra a capacidade de reunir todas estas informações, que na Bandeira e no Brasão não ficam adequadamente explicitadas.

A Comissão levou em conta, para a elaboração da composição (letra e música), o seguinte conceito: HINO: “Música, geralmente marcial ou solene, acompanhada de um texto e que exalta o valor de algo ou de alguém (ex.: O Hino à Bandeira). (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira in Novo Dicionário da Língua Portuguesa)
A preocupação das autoridades com a criação do Hino Oficial atualizará nosso município com relação aos demais da nossa região (Ibiraci é uma das poucas cidades que ainda não têm seu Hino Oficial) e define que músicas com mensagens pessoais, sem embasamento histórico e em ritmos como valsa, sertanejo e outros, não são adequadas para representar nosso município como um de seus símbolos oficiais.


 

Comissão para escolha do Hino Oficial de Ibiraci

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL