Inicial

PROBRIG ABRE EXPOSIÇÃO “VERSOS DIVERSOS”

 A exposição “Versos diversos” reúne poesias dos poetas participantes do grupo “Amigos da Poesia”, que se reúnem quinzenalmente às terças-feiras na Sala Maria Amélia de Vassimon, há cerca de três anos e também dos antigos poetas ibiracienses, cujas obras constam dos dois livros de poesia já lançados pela Prefeitura Municipal de Ibiraci: “Poetas de Dores do Aterrado” e “Ibiraci de tantos encantos”.

A exposição tem duas propostas expográficas definidas: na Sala Maria Amélia de Vassimon estão expostos 14 banners individuais de cada poeta com 10 poesias cada um: trata-se de um formato inovador através do qual o leitor visualiza simultaneamente o poeta e sua obra e que também agrega a característica da mobilidade, ou seja o acervo pode ser removido e remontado em outro local com facilidade: na sala de suporte, temos a exposição de poesias explorando a técnica da interatividade, ou seja, o leitor necessariamente terá que “tocar” na poesia para lê-la, através de formas geométricas, fragmentação das poesias, quebra cabeças, etc.

Na abertura da mostra, dia 28/07, percebeu-se claramente a empatia do público com o material exposto e seu formato. Esperamos que, todos os visitantes do mês de agosto, especialmente os alunos da rede municipal de ensino, possam aproveitar o contato com nossos poetas, suas obras e suas emoções. É o primeiro evento realizado dentro do convênio “Ações Culturais e Ambientais 2010”, celebrado entre a PROBRIG e a Prefeitura Municipal de Ibiraci.


Exposição “Versos diversos”

O grupo “Amigos da Poesia”, de Ibiraci, que se reúne quinzenalmente na sede da PROBRIG há mais de 3 anos, vem construindo, ao longo de seus encontros, um acervo de versos que certamente merece e precisa ser compartilhado com todos os ibiracienses.

Compartilhar poesias com a comunidade é educar, já que na construção do seu discurso poético nossos “Amigos” inserem imagens e tonalidades do cotidiano da nossa gente e da nossa terra, de forma a tornar natural, quase óbvia, a conclusão de uma ótica paulista/mineira, caipira/urbana, histórico/social, folclórico/ambiental, entre outras; matizando todo o leque temático, com a picardia, a ironia e ao mesmo tempo com a profundidade e seriedade desse mineiro de fronteira que vive aqui. Os “Amigos” nos preparam uma armadilha, já que na verdade, ao nos proporem palavras e situações, terminam por nos envolver em sentimentos e emoções.

Quando acessamos imagens ancestrais ou familiares, acabamos por escancarar espaços e horizontes muitas vezes reprimidos em nossas mentes e em nossos corações. A PROBRIG, através da exposição “Versos diversos”, produto do convênio “Ações Culturais 2010” com a Prefeitura Municipal de Ibiraci, vem propor ao cidadão ibiraciense, um contato de alguns momentos que poderão ser estendidos pela eternidade, com a alegria, a beleza, a suavidade (e às vezes a dureza) das imagens em palavras dos nossos versos diversos. A exposição “Versos diversos” espera que o ibiraciense conheça seus poetas e reconheça-se em seus versos. A transversalidade da poesia nas temáticas educacionais e culturais, garante a oportunidade para que todos se identifiquem em alguns ou em muitos dos versos apresentados e também possa aceitar o nosso desafio de “brincar” com as poesias, lendo-as, tocando-as e também criando poesia conosco.

A expografia de “Versos diversos” romperá conceitos estabelecidos da relação entre leitor e poesia para propor novas possibilidades, talvez ilimitadas se considerarmos a amplitude do universo das comunicações nos dias de hoje. A “Sala Maria Amélia de Vassimon” está mais uma vez em festa para receber o ibiraciense e seus anseios e por poder oferecer-lhe em versos diversos, retratos escritos de seus sonhos e devaneios.

Banners dos “Amigos da Poesia”














  

Fotos da Abertura da Exposição




MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL