Inicial

PROBRIG E CONSELHO DO PATRIMÔNIO
TESTAM GAME EDUCATIVO

         Um projeto de Educação Patrimonial desenvolvido pela PROBRIG, em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, visando transmitir informações dos Bens Históricos tombados no município de Ibiraci de forma mais atraente para os jovens, foi testado no último dia 13, com alunos do 5º Ano da Escola Municipal Vereador José Vilhena, com o acompanhamento da supervisora da escola, professora Simone Clausing. Trata-se de um game, tipo quebra-cabeça, através do qual o aluno monta digitalmente as imagens dos Patrimônio tombados de Ibiraci e recompõem textos com informações básicas sobre os mesmos.


Inicialmente foi feita uma apresentação do projeto aos alunos

         O procedimento ocorreu com 5 alunos na faixa de 10 a 12 anos, do 5º Ano do Ensino Fundamental e constou de uma entrevista inicial, com perguntas para avaliar o conhecimento dos mesmos a respeito do Patrimônio Histórico do Município. Em seguida foi apresentado o game e cada aluno teve oportunidade de testa-lo na prática, montando as figuras indicadas (no lay-out do game, visualiza-se em tamanho menor, a figura que deve ser montada ocupando todo o monitor do computador). Depois de experimentarem a montagem do quebra-cabeças, os alunos respondiam mais 2 questionários para avaliar se houve aquisição de informações com a prática e colhendo suas impressões e sugestões sobre o game.
 
Alunos testando o game

         A avaliação foi bastante positiva na questão do ganho de informações sobre o assunto, sendo que 100 % dos alunos demonstraram estar muito mais informados do que antes. Quanto às sugestões sobre o game, todos se interessaram em poder jogar mais vezes, sugerindo inclusive a produção de games com mais peças (tornando mais difícil a montagem das figuras propostas) e afirmaram ter tido mais facilidade nas áreas de imagens do que nas áreas de textos.

 
Alunos jogando e respondendo aos questionários de avaliação

          Também foi apresentado um questionário à professora que acompanhou o teste e seu resultado fará parte de uma avaliação a seguir.
A PROBRIG e o Conselho deverão fazer uma reunião para avaliação mais profunda deste primeiro teste, para orientar a produção de mais games, com graus de dificuldade variáveis que serão durante o próximo ano apresentados aos alunos de toda a rede municipal de ensino.

Conheça um dos quebra-cabeças clicando aqui.

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL