Inicial

PROJETO DE REFLORESTAMENTO DA APP
DO RIBEIRÃO DO OURO – IBIRACI
(Projeto ciclovia)

         Por solicitação do sr. Prefeito Municipal, a PROBRIG, através do Dr. Célio Bertelli elaborou e apresentou um projeto para recomposição da APP do Ribeirão do Ouro no percurso urbano em que foi construída uma pista para ciclovia paralelamente ao curso d’água. Por ser uma região altamente antropizada já há séculos (em 1805 foi feito um mapa mostrando o povoado do Aterrado na margem esquerda do Ribeirão do Ouro, onde hoje está o bairro da Santa Helena, habitado principalmente por garimpeiros que haviam sido expulsos do Desemboque (onde hoje é a Usina Mal. Mascarenhas de Moraes) e portanto alvo de desmatamento, desvios de curso, lavagem de barrancos, etc; há muito tempo) e que nos dias de hoje sofre com a descarga do esgoto doméstico de nossa cidade, esta área de fato merece um cuidado especial para sua recuperação, transformação e adequação como área de lazer e de preservação consciente.

 


Vista da área a ser recuperada

Localização da área dentro do perímetro urbano

 


Projeto de reflorestamento

             O projeto apresenta todo o contexto histórico que levou o Ribeirão do Ouro à sua situação atual e sugere soluções técnicas precisas e detalhadas de como fazer a proteção de suas margens e de como implantar e manejar o maciço florestal adequado, inclusive com a sugestão de espécies que apresentam maior adaptabilidade em condições de solo, altitude e clima similares às da área de implantação do projeto.
Esperamos que ações de recuperação como esta e como o projeto do Parque da Família, num futuro próximo, resgatem o débito que Ibiraci contraiu com o Ribeirão do Ouro, que foi, por sua produção aurífera, cobiçada pelos portugueses já no século XVIII, a origem da nossa cidade.

        
Conheça o Projeto em todos os detalhes clicando aqui: Projeto de Reflorestamento da APP do Ribeirão do Ouro.

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL