Inicial

Projeto Mestre Athaide
entrega a 7ª capela restaurada

         No dia 19 de agosto, foi entregue à comunidade da Furna dos Taveiras, completamente restaurada, a Capela de São Sebastião. Com o seu histórico resgatado e publicado num livreto, distribuído gratuitamente à população, a capela da Furna passa a fazer parte de um grupo de sete capelas que já foram restauradas e tiveram suas histórias recuperadas e publicadas, através do Projeto Mestre Athaide, executado pela PROBRIG, com o apoio da Prefeitura Municipal.


Capelas já restauradas pelo Projeto e suas respectivas localizações no município.

  
Capa da publicação contendo um histórico do povoamento do vale do Rio Canoas, no nosso município, conhecido como “Furna dos Taveiras”, sugere a antiguidade desta ocupação, a partir de doação de sesmarias na área pelo Conde de Sarzedas, Antônio Luiz de Távora, Governador da Capitania de São Paulo, por volta de 1730. Mapas do século XVIII confirmam o interesse dos portugueses na mineração do Canoas, já naquela época, conhecido leito diamantífero. O histórico dos ciclos econômicos do vale, cultura de subsistência, cana de açúcar, pecuária leiteira e de corte, café e atualmente os cítricos, denotam a atividade das famílias pioneiras há quase 280 anos nesta região do nosso município.

  

 

 

                         

                   As ações desenvolvidas pelo Projeto Mestre Athaide podem ser consideradas as de maior alcance efetivo, na área de Educação Patrimonial, que são desenvolvidas pelo nosso Conselho do Patrimônio, porque envolvem a comunidade em todas as suas etapas: no resgate e recuperação de informações da memória local (depoimentos, fotografias antigas e outros documentos), na reconstrução, restauro ou reforma física da capela (com participação, informações e sugestões), na parceria que se cria entre o Conselho e os proprietários para a preservação subseqüente, na interação a respeito de definir o projeto artístico a ser implantado na capela, na parceria para o evento de reinauguração, onde toda a comunidade se envolve (desde a produção do mesmo até à participação final) e enfim na convicção criada em todos os membros de cada comunidade rural, de que sua história é parte da história do nosso município e da nossa região.
Na reinauguração da Capela de São Sebastião, estiveram presentes moradores antigos da Furna dos Taveiras (alguns, inclusive que moram em outras cidades atualmente), praticamente todos os moradores atuais, autoridades e cidadãos de Ibiraci e de outras cidades (agradecimentos à comitiva oficial de Delfinópolis) e cerca de 200 cavaleiros, representantes das mais diversas Comitivas de Cavalgada do nosso município e região.
Na breve cerimônia de entrega da capela, José Limonti Junior abordou a coincidência de que na ante-véspera (17/08) celebrara-se o Dia do Patrimônio Cultural e Ibiraci tinha a oportunidade de estar, com uma ação concreta, comemorando a data com seus cidadãos.
As palavras do Prefeito Ismael e do Padre Norival, confirmaram o apoio sempre presente das autoridades do município às ações do Projeto.
  

  

 

 

 

 

  

 

 

 
 

 

 

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL