Inicial

RESTAURAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO

         A Prefeitura Municipal de Ibiraci está iniciando, através da empresa M.S.Engenharia Ltda, a restauração da chaminé do conjunto “Máquina a Vapor e Chaminé” da Fazenda São Domingos, propriedade da sra. Virgínia Falleiros. Trata-se do remanescente da primeira máquina de café a vapor do nosso município, que durante 4 décadas, atendeu a inúmeros produtores de café de Ibiraci, Capetinga, Cássia e Patrocínio Paulista.

No início da década de 30, o fazendeiro sr. Joaquim Alves Falleiros Jr., adquiriu junto à Usina Junqueira, uma máquina a vapor inglesa (de segunda mão) e a instalou em sua propriedade na Fazenda São Domingos (Ibiraci) para movimentar uma máquina de beneficiar o café produzido naquela região, chamada “Morro Alto” que faz divisa com Cássia e Capetinga, estando também muito próxima a Patrocínio Paulista. Para evitar incêndios provocados pelas fagulhas com a queima da lenha na caldeira, foi construída uma chaminé de tijolos com 12 metros de altura e mais tarde colocada uma extensão feita com chapas de aço com mais 3 metros, aumentando sua altura total e garantindo a dispersão da fumaça e fagulhas com segurança.

A instalação é traço do pioneirismo dos produtores da região pois numa época em que não se dispunha de energia elétrica na zona rural, a instalação deste equipamento foi importante impulso para a nossa cafeicultura.



A chaminé, por estar inativa há mais de 40 anos, apresenta vários desgastes que comprometem sua preservação. A partir de laudos do Conselho do Patrimônio Cultural, utilizando-se de recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural de Ibiraci (R$14.598,25), o Prefeito Ismael Silva Cândido autorizou o início das obras de restauração da chaminé como primeira etapa na recuperação do conjunto, já que num passo seguinte deverão ser feitas ações de recuperação da máquina a vapor e paisagismo no entorno do Bem.

Segundo o engenheiro Paulo Régis Silva, encarregado das obras (que terão o acompanhamento do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural), é uma ação emergencial para garantir a segurança e preservação da chaminé, principalmente pelos riscos representados pelas fortes chuvas desta estação. Serão tomados todos os cuidados na execução dos trabalhos para que o Bem preserve todas as suas características e informações (históricas, técnicas e estéticas) que justificaram seu tombamento como Bem Patrimonial do nosso município.

 

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL