Inicial

SETEMBRO: MÊS DO PATRIMÔNIO CULTURAL MINEIRO

 

A PROBRIG realizou, marcando a participação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ibiraci nas celebrações do mês de setembro, eleito o mês do Patrimônio Cultural Mineiro, o Projeto “Visitando um Patrimônio e conhecendo o Patrimônio”, inscrito na 2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural ( baixe aqui o arquivo) , que consistia em levar os alunos do 3º Colegial do Colégio Estadual de Ibiraci a visitarem um Bem Patrimonial Tombado e conhecerem em detalhes os motivos que justificaram seu tombamento. Foi preparada uma apostila distribuída a todos, contendo o Projeto, o histórico de Ibiraci, o histórico da Usina de Peixoto (hoje Mal. Mascarenhas de Moraes), o histórico do Bem, sua Descrição e Análise e como complemento, uma série de perguntas que foram aplicadas nos vestibulares 2009 a respeito do tema Patrimônio Cultural.


Mais de 60 alunos, acompanhados pela profa. Daiane, participaram da visita e se encantaram com a Casa de Visitas de Peixoto, a beleza de suas instalações, mobiliário e histórico. Pela participação de todos, durante todo o tempo da visita (cerca de 2:30 hs) ficou clara a importância do Patrimônio ter suas Portas Abertas à comunidade para consolidar a relação de pertencimento entre o Bem Cultural e o cidadão.


Agradecimentos da PROBRIG, do DECET e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural aos administradores da Casa de Visitas (Danilo e Ivani) e à Gerência da Usina Mal. Mascarenhas de Moraes de Furnas Centrais Elétricas S/A (Dr. Luiz Renato Nogueira Cassaneli) que facilitaram de todas as formas a realização do Projeto, permitindo o acesso dos alunos a todas as dependências solicitadas pelo monitor.   

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Apostila distribuída aos alunos.

MENU NOTÍCIAS       -       PÁGINA INICIAL